quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Glândula parótida inchada


Vários glândulas salivares estão presentes na boca. Alguns mentem sobre lábios e língua, enquanto alguns estão presentes na bochechas e do palato. A maioria destas glândulas são muito pequenas em tamanho. Os três pares de glândulas salivares principais estão situados abaixo de cada orelha. A maior dessas glândulas são conhecidas como glândulas parótidas ou glândulas salivares parótidas. Glândula parótida inchada em crianças, normalmente indica caxumba. Algumas décadas atrás, caxumba era muito comum, mas descoberta e fácil disponibilidade da vacina MMR tem quase descartou a possibilidade de ter filhos caxumba. Dê uma olhada as causas e os sintomas de inchaço na glândula parótida que são alistados na seção seguinte.

Inchaço das Glândulas Parótida Causas

Caxumba

A caxumba é mais comum em crianças, mas também pode ocorrer em adultos. Não só as crianças nos países subdesenvolvidos, mas também as crianças nos países desenvolvidos ainda sofrem com caxumba. Uma infecção viral provoca caxumba e leva ao inchaço nas glândulas parótidas e também nos tecidos circundantes epiteliais. Se não for tratada rapidamente, a infecção pode afetar seriamente a saúde da criança, resultando em várias complicações de saúde. Pode ainda afectar a função das orelhas e pode levar à surdez parcial ou completa. Caxumba é contagiosa, mas pode ser prevenida com a ajuda da vacina MMR. Leia mais sobre os sintomas caxumba.

Infecção bacteriana

A má higiene oral pode levar a um crescimento de bactérias na boca. Pessoas gravemente doentes ou pessoas desidratadas sofrem de má higiene oral. A infecção bacteriana (parotidite bacteriana) pode levar a inchaço das glândulas parótidas.

Formação de pedras

Os ductos da parótida levar saliva da glândula e esvaziá-la na boca perto dos molares superiores. Às vezes, pedras são formadas na conduta parótida ou condutas. Quando o fluxo de saliva fica obstruído devido à pedras, o ambiente torna-se favorável para o crescimento bacteriano. Obstrução no ducto parótida de um lado pode levar a inchaço da glândula parótida apenas de um lado. Esta condição é geralmente observada em adultos.

Formação de Tumores

Desenvolvimento de um tumor pode ser a causa de obstrução do fluxo de saliva de glândula parótida ou glândulas. Um tumor de crescimento na glândula parótida podem exercer pressão sobre o duto parótida. Se o tubo não é capaz de esvaziar a saliva na boca, não pode ser inchaço na glândula envolvido. Quando um adulto tem inchaço na área em torno de um glândula parótida (apenas de um lado), é mais provável que seja devido a um tumor. O tumor pode ser benignos ou malignos. A condição em que um tumor invade mais do que uma glândula é muito raro.

Doenças e Transtornos

Uma doença auto-imune como a síndrome de HIV / AIDS ou Sjgren pode levar a inchaço nas glândulas parótidas. Sistema imunológico do organismo em si invade as glândulas, resultando em inflamação das glândulas. Doenças e distúrbios como artrite reumatóide, diabetes sarcoidose, e até mesmo abuso de álcool pode levar a aumento das glândulas parótidas.

Dutos anormais

Sistema de dutos anormal (estreitamento das vias em alguns pontos) pode levar à obstrução da saliva, resultando em inchaço da glândula. Aumento dos nódulos linfáticos próximos, devido à infecção ou tumores também pode levar ao inchaço das glândulas parótidas.

Inchaço das Glândulas Parótida sintomas

Os sintomas podem variar de acordo com a causa. Como visto a infecção, acima bacteriana ou viral e fluxo obstruída da saliva são as principais causas de parótidas inchadas.

* Inchaço abaixo das orelhas, de um lado da face ou em ambos os lados da face.

* A dor constante nos ouvidos

* Ear dor ao comer

* Gosto, falta anormal na boca

* Dificuldade de abertura da boca

* Dor Facial

* Inflamação sobre o pescoço superior e lateral da face

* Dificuldade em engolir

* Inchaço no chão da boca e por baixo do queixo

* Dor na garganta

* Baixa a febre alto grau

* Os músculos doridos

* Perda de apetite

* Náuseas

* Os olhos secos

* Os meninos adolescentes e homens podem notar testículos inchados

* Dor na glândula envolvidos

* A perda de ângulo da mandíbula

* A perda parcial ou completa de movimento do lado afetado da face.

Infecções e tumores nas glândulas parótidas precisam de atenção médica imediata. Negligenciando os sintomas podem resultar na formação de pus nas glândulas. Saliva produzida pelas glândulas salivares desempenha um papel importante na humedecendo a sua boca e também na digestão dos alimentos ingeridos. Ele também protege os dentes das cáries. Manter a higiene bucal adequada é necessária para evitar doenças das glândulas salivares. Infecções, boca seca, a desidratação pode levar a doenças das glândulas salivares. Portanto, deve-se beber bastante água todos os dias. Infecção da glândula salivar severa pode se espalhar para o cérebro ou na medula espinhal e pode resultar em complicações de saúde graves, como esterilidade danos cerebrais, etc Por isso, é aconselhável que você deve ver imediatamente o seu médico quando os sintomas de inchaço das glândulas parótidas são notados.

3 comentários:

  1. Ola! Não tenho nada, ja tirei um tomografia total e nada foi encontrado, e o inchaço não sai da minha glandula sub-mandibular, nem dor eu sinto, só o inchaço, o fato de eu estar sempre articulando erradamente, empurrando a mandíbula para frente pode ter causado isso? Já coloquei compressa, já fiz massagens, e já fui a 3 médicos e os mesmos dizem que não tenho nada, mais o inchaço não sai, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, amigo. espero que a esta altura você já tenha melhorado. Há 3 dias, após comer um pedaço de chocolate, minha glândula salivar sublingual direita inchou repentinamente em poucos segundos. Inchou bastante, mas não doía. Pensei em correr para um hospital. Mas fui à internet, e achei em um blog um cara contando que teve algo parecido, foi ao médico que lhe deu como solução bochechar com água quente. Fiz isto, e também dei umas apertadas bem leves para ver se fazia uma pressãozinha de dentro para fora. Depois de umas 2h, desinchou totalmente.
      Estou te contando minha experiência, pois infelizmente (ou felizmente) às vezes o melhor médico é a internet.

      Excluir
  2. Olá! tenho uma glândula que parece mais com uma pedra, na frente da orelha direita, ele só doe quando minha garganta inflama, O que poder vim a ser isso? obs: faz tempo que ela está aqui e nunca sumiu.

    ResponderExcluir